Missão, Visão, Valores e Objetivos
A instituição criada por Cosme de Campos Callado tinha por missão "garantir apoio social aos seus trabalhadores e reformados, e proporcionar ensino aos filhos desses trabalhadores e a outros jovens do concelho onde tinha sede a 'casa agrícola' fundada por seu pai, Francisco d'Abreu Callado".
A “missão fundacional”
A instituição da Fundação Abreu Callado foi concretizada através de “despacho de aprovação” dos primeiros Estatutos, pelo Sub-Secretário de Estado da Segurança Social, em 21 de Dezembro de 1948, averbados pela Direcção-Geral da Assistência em 18 de Janeiro de 1949, e publicada a respetiva Declaração pela mesma Direcção-Geral da Assistência, em Diário do Governo n.º 18 - 2.ª série, de 22 Janeiro de 1949.
Anatureza de “Pessoa Colectiva de Utilidade Pública” foi confirmada por Declaração do Centro Regional de Segurança Social do Alentejo, em 18 de Fevereiro de 1994, que também mandou efectuar o registo definitivo dos Estatutos em vigor ao tempo, nos termos do averbamento nº2 à inscrição 29/85, fls. 133 e 133 V do Livro 2.
Nos termos do Artº 7º do Anexo à Lei nº 24/2012, de 9 de julho, a Fundação Abreu Callado adopta um Código de Ética e Conduta, que autorregula boas-práticas adequadas à sua natureza de fundação privada com estatuto de utilidade pública e instituição particular de solidariedade social, cujos ‘objectivos’ estão claramente determinados.
O Plano de actividades tem por objectivo ,
Dr. Cosme de Campos Calado
José Godinho de Abreu
Rosa Madalena Godinho de Abreu
Membro honorário da Ordem da Instrução e da Benemerência
Actos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da colectividade
Enquadramento Estratégico
O apoio social é o enfoque prioritário da missão da Instituição, nomeadamente aos reformados e familiares e outros idosos de Benavila, bem assim como o apoio a jovens desprotegidos no meio familiar com carências sociais e económicas reconhecidas.
Visão:
Promover e otimizar todas as atividades de ordem social e de apoio à comunidade, com suporte no fomento da componente agrícola e atividades complementares, para que a sustentabilidade económica e financeira da Instituição sejam uma realidade, aplicando critérios de gestão racional e equilibrada, que atenda ao patrimônio, aos rendimentos disponíveis, aos apoios recebidos, à definição de prioridades, à situação conjuntural e seus reflexos na vida da instituição, sempre com o objetivo de atingir os fins da Fundação e a vontade expressa do instituidor.
Valores:
A nossa conduta deve ser orientada para valores como: o Sentido de Missão, a lealdade institucional, a idoneidade e integridade, a competência e dedicação profissional, a cooperação interpares, a inovação, a qualidade de conhecimentos e responsabilidade social.
Fins Estatutários:
Entre outros, salientamos a vontade de perpetuar e desenvolver a antiga casa agrícola Abreu Callado, continuada pela Fundação de acordo com a vontade do Instituidor, assim como a rentabilização do património da Fundação, no sentido do seu contributo para os objetivos e finalidades fundacionais.
O apoio ao desenvolvimento socioeconómico da região em que a Fundação se insere e desenvolve as suas atividades. A criação e manutenção de instalações e de atividades que possam concorrer para o desenvolvimento pessoal e intelectual dos jovens da região em que a Fundação se insere, bem como de todos os trabalhadores e reformados da Fundação e outros idosos da vila sede da instituição.